Peleja Poética

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CONVOCATÓRIA PELEJA POÉTICA

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura – SECULT e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico – FUNDARPE, institui a “I Peleja Poética de Recitação”, nos termos e condições estabelecidos nesta convocatória.

A convocatória poderá ser obtida na Coordenadoria de Literatura da SECULT-PE, localizada na Rua da União, 263 1º andar – Boa Vista, ou no site da FUNDARPE (www.fundarpe.pe.gov.br) e do Festival Internacional de Poesia (www.festivalinternacionaldepoesia.com/peleja-poetica)

Esclarecimentos e informações aos interessados serão prestados pela Coordenadoria de Literatura, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h pelo telefone (81) 3184-3166 ou pelo e-mail literatura.secultpe@gmail.com

 

1. DA CONVOCATÓRIA

1.1.  A presente convocatória visa selecionar a melhor performance poética, feita em língua portuguesa por autores(as) maiores de 18 (dezoito) anos, realizada durante a I Peleja Poética de Recitação, a ser realizada durante III Festival Internacional de Poesia do Recife, entre 23 e 25 de maio de 2014, na Torre Malakoff e nos mercados da Boa Vista e Madalena.

 

2. DA ADMISSÃO

 

2.1. Serão admitidas apenas inscrições individuais de autores que declamem seus textos autorais.

2.2.  Os(as) poetas deverão firmar declaração de autoria dos textos a serem declamados (anexo 1, clique aqui para baixar), responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas no ato da inscrição.

2.3.  As performances poéticas terão a duração máxima de 3 (três) minutos para cada um(a) dos(das) poetas inscritos(as).

2.4.  Não é permitida, durante a declamação, a utilização de instrumentos musicais ou música pré-gravada (a não ser a música possível de ser criada com o próprio corpo), cenários, recurso a acessórios, disfarces ou mascaras.

2.5.  O(A) poeta terá à sua disposição estrutura de som com microfone com pedestal para sua apresentação.

2.6.   Necessidades de microfones como headset ou microfone sem fio devem ser informadas pelo(a) poeta durante a inscrição e serão atendidas de acordo com a disponibilidade técnica.

3. DOS IMPEDIMENTOS

3.1. É vedada a participação deste certame de servidores da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e Fundarpe, seus cônjuges e parentes em 1º grau.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas através de ficha apropriada (anexo 2) no período de 06 a 20 de maio de 2014, presencialmente na Coordenadoria de Literatura de Pernambuco, Rua da União, 263, 1 andar, Recife, PE, ou pelo email literatura.secultpe@gmail.com.

4.2. Serão abertas 32 (trinta e duas) vagas para concorrentes, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Parágrafo primeiro – as inscrições feitas após o preenchimento da trigésima segunda vaga receberão um número de protocolo e comporão uma lista de reserva.

Parágrafo segundo – em caso de desistência ou inabilitação dos inscritos, serão convocados poetas da lista de reserva, respeitando a ordem de protocolo.

4.3. No ato de inscrição o concorrente deverá informar o local de preferência para concorrer na fase classificatória, quais sejam, Mercado da Boa Vista ou Mercado da Madalena.

4.4. Serão destinadas 16 (dezesseis) vagas para cada local e a inscrição está condicionada à disponibilidade de vagas.

Parágrafo único – No caso de impossibilidade de inscrição no local proposto pelo(a) concorrente, cabe à Comissão Organizadora indicar e informar ao concorrente o local onde acontecerá o certame, desde que haja vagas disponíveis.

4.5. Os(as) concorrentes receberão no ato da inscrição um número de protocolo que determinará a ordem de apresentação.

5. DOS LOCAIS

5.1. O certame acontecerá em duas etapas, sendo a primeira classificatória realizada nos Mercados da Boa Vista, Rua Santa Cruz, Boa Vista, no dia 23 de maio de 2014, a partir das 12h; e Madalena, Rua Real da Torre, 270 – Madalena, no dia 24 de maio de 2014, a partir das 12h; a etapa final será realizada na Torre Malakoff, Praça do Arsenal, Bairro do Recife, dia 25 de maio de 2014, a partir das 14h.

6. DO JÚRI

6.1. A comissão julgadora das etapas classificatória e final será formada por júris compostos por até 3 (três) jurados, escolhidos pela Secretaria de Cultura entre os poetas convidados do III Festival Internacional de Poesia do Recife.

7. DO JULGAMENTO

7.1. A Comissão organizadora montará na etapa classificatória chaves com duplas de poetas, que se enfrentarão diretamente em sistema de mata-mata de modo que restem, ao final de cada certame, apenas 4 (quatro) poetas vencedores.

7.2. A composição das chaves iniciais se dará respeitando a ordem de inscrição.

7.3. A composição das chaves da etapa final se dará através de sorteio, realizado pela Comissão Organizadora na Torre Malakoff às 13h do dia 25 de maio de 2014.

7.4. Caso o quantitativo de inscritos não possibilite a composição por chaves, a seleção será feita de maneira individual, considerando a pontuação dos(as) 4 (quatro) melhor classificados(as), que passarão para a etapa final.

7.5. Os concorrentes deverão estar presentes nos locais do certame com 30 (trinta) minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início tanto das etapas classificatórias quanto da final.

7.6. Os(as) poetas que passarem para a etapa final se enfrentarão seguindo o mesmo modelo de mata-mata, até que restem apenas dois poetas, que decidirão o primeiro e segundo lugares.

7.7. Em caso de empate nas etapas classificatórias e final, haverá nova apresentação dos concorrentes empatados, com duração máxima de 1 (um) minuto.

8. DO MÉTODO DE VOTAÇÃO

8.1. Os jurados atribuirão nota individualmente, em planilhas apropriadas, e cada um dos jurados as entregará separadamente, para que haja computação distinta dos votos de cada um deles.

Parágrafo primeiro – Serão critérios de votação: a) qualidade estética do texto apresentado;
b) consistência e coerência entre as linguagens verbal e corporal.

Parágrafo segundo – O participante que não cumprir o tempo de apresentação estabelecido neste regulamento será eliminado do certame.

8.2. A comissão organizadora computará os votos de cada jurado e determinará o vencedor de cada uma das contendas das chaves.

Parágrafo único – Quando, na fase classificatória, a competição não for realizada através do sistema de mata-mata, conforme previsto no item 7.4., a Comissão organizadora determinará os(as) poetas classificados para a etapa final entre os quatro melhor pontuados.

9. DA PREMIAÇÃO

9.1. A premiação dos vencedores da etapa final será a seguinte:1° colocado – R$ 2.000,00 (dois mil reais); 2° colocado – R$ 1.000,00 (mil reais);

9.2. Sobre os valores acima mencionados, incidirão os impostos legais.

9.3. Após a premiação os vencedores devem apresentar à Coordenadoria de Literatura as cópias da seguinte documentação, para garantir o pagamento: a) comprovante de residência recente; b) CPF;
c) Registro de Identidade (RG);
d) PIS/PASEP ou NIT; e) Comprovante de conta corrente bancária.

9.4. Todos os participantes da final receberão certificado de participação.

9.5. Do resultado, qualquer concorrente poderá recorrer sobre questões meramente formais, que não envolvam mérito de julgamento, para a Secretaria de Cultura de Pernambuco, no prazo improrrogável de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação do resultado.

9.6. Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado na semana subsequente à realização da etapa final.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Ao se inscreverem nesta convocatória os participantes autorizam a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe a realizar o registro e a edição das imagens para divulgação e distribuição sem fins lucrativos.

10.2. Os(as) concorrentes, ao se inscreverem, concordam com as normas da I Peleja Poética de Recitação, cujo descumprimento implicará na sua eliminação imediata, a critério da Comissão Organizadora e por decisão fundamentada.

10.3. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora e pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Recife 06 de maio de 2014.

Marcelo Canuto Mendes

Secretário de Cultura de Pernambuco

Severino Pessoa

Presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Consulte AQUI os anexos: Ficha de Inscrição e Declaração de Autoria

Anúncios

  1. Pingback: Café Colombo – O seu programa de livros e ideias FIP começa amanhã. Inscrições para peleja poética terminam hoje - Café Colombo - O seu programa de livros e ideias

  2. Pingback: Café Colombo – O seu programa de livros e idéias – FIP começa amanhã. Inscrições para peleja poética terminam hoje

  3. Não estão abrindo os anexos :/

    Curtir

Mande vibrações poéticas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s